Ivon Vaz é uma jovem cantora moçambicana com um talento nato nascida no distrito de Mecanhelas, província do Niassa, mas foi na província da Zambézia onde começou a dar os primeiros passos para a vida. Fez o seu ensino primário na EPC de Moneia Montes Namúli, no distrito de Gurué. Lá também fez o ensino secundário e técnico profissional. A sua paixão pela música começou como uma simples paixão e por incentivo de um amigo, continuou e hoje, visivelmente está a conquistar o seu espaço no mundo musical, cantando e encantando os seus fãs. Actualmente vive e trabalha no distrito de Alto Moloque, na Zambézia e sonha em tornar-se numa empresária de renome. Siga abaixo a breve e rica entrevista que mantivemos com a cantora.
Questão (Q) – Fale-nos um pouco de si e de sua infância?
IVON
VAZ (IV) – Sou Ivon Vaz, uma jovem que nasceu na província do
Niassa, concretamente no distrito de Mecanhelas, mas foi na Zambézia onde
iniciei os meus estudos. Fiz o meu ensino primário na EPC de Moneia Montes
Namúli, em Gurué,
província da Zambézia. O ensino secundário fiz também no mesmo distrito, na escola pré-universitária local. Concluiu em Gurué, o ensino técnico-profissional em Electricidade Geral, na Escola Básica Industrial de Gurué. Actualmente frequento o ensino superior, no curso de Gestão de Empresas.
Q –
Quando começou a cantar e por inspiração de quem?
I.V – Comecei a cantar desde que era pequena na igreja, mas a minha carreira como artista no verdadeiro sentido, começou no ano de 2012 por mera paixão pela arte de cantar e tive o incentivo de um amigo de nome Lory Boy.
Q –
Quais são os seus projectos na área musical?
I.V – Tenho como projecto, promover os meus trabalhos através de shows, lançamento de álbuns e internacionalização das minhas músicas.
Q –
Quantos álbuns ou músicas tem no mercado?
I.V – Tenho cerca de 47 músicas. Ainda não lancei nenhum álbum por enquanto, mas assim que houver um patrocinador a abraçar o meu trabalho, pretendo lançar um para o mercado.
Q –
Para além de cantar, que outro sonho tem na vida?
I.V – Tenho o sonho de tornar-me numa grande empresária.
Q –
O que acha da música moçambicana, em geral e a zambeziana, em particular?
I.V
– A música moçambicana está a registar nestes últimos
anos, uma grande evolução, inclusive a música zambeziana, porém regista fraca
promoção. Eu acho que devia-se fazer mais para promover a música zambeziana,
pois ela tem grande potencial
Comentários
Enviar um comentário