O Conselho Consultivo da Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM que teve o seu acto de abertura na segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022, arrancou com o apelo à contínua expansão de acesso às comunicações, sobretudo para as zonas que, em épocas de chuvas, ficam situadas, dificultando o acesso físico. Para estes lugares, as comunicações são a solução fundamental que garantem o contacto com as comunidades, permitindo, desta forma, o envio de equipas de salvamento.
A XVI Reunião de Balanço e Planificação, encontro que reúne todos os quadros de chefia e liderança do INCM, terá duração de cinco dias e decorre na cidade da Beira, sob o lema “Por uma Regulação Colaborativa como Pilar da Economia Digital”.
É a maior reunião de tomada de decisões da instituição na qual é feita a avaliação das actividades desenvolvidas durante o ano em curso, são definidas as diretrizes do ano seguinte, bem como discutidas algumas matérias fundamentais para o desenvolvimento institucional e das comunicações no país.
A Secretária de Estado (SE) na Província de Sofala, Stella da Graça Pinto Zeca, falando no acto de abertura, apelou à contínua expansão e acessibilidade das telecomunicações, sobretudo da Internet de banda larga para que se possa promover cada vez mais o uso das novas tecnologias nos distritos.
Acrescentou que as praças digitais estão a ser um sucesso, por isso gostaria que continuassem a crescer muito mais no ano 2023.
O INCM tem a responsabilidade de materializar os programas definidos no Plano Quinquenal do Governo, a nível do sector das comunicações, com destaque para a melhoria e expansão dos serviços de telecomunicações, sendo que as telecomunicações têm desempenhado um papel crucial na interação com populações. Desta forma, exortou aos gestores a reflectirem na importância das telecomunicações no país.
Não obstante a existência de critérios diversos para a expansão das comunicações, a governante apelou à priorização das zonas de difícil acesso, incluindo as que não tenham consumidores significantes nem viabilidade para o negócio, por constituirem mecanismo de facilitação de resgate da população em épocas chuvosas.
O apelo da SE estendeu-se ao problema das burlas, fraudes e outros crimes que decorrem em redes de telecomunicações, um pouco por todos os pontos do país, no sentido de o Regulador e os operadores colaborarem mais com as entidades do Governo para rapidamente se abortar as acções criminais.
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